terça-feira, 16 de novembro de 2010

História Geral - parte III

 
Guerra dos cem anos? Isto mesmo! Foram até mais do que cem anos… Esta longo conflito aconteceu entre a Inglaterra e a França, de 1337 a 1453.

A França e Inglaterra começaram esta briga quando o Rei da França, Carlos IV, morreu e havia dois possíveis herdeiros: o Rei da Inglaterra, Eduardo III, (que era filho da irmã do Rei da França) e Filipe (que era primo do Rei da França).

Quando Filipe foi escolhido, o rei da Inglaterra ficou furioso e declarou guerra a França. Outra coisa que o Rei da Inglaterra queria (mas disfarçava muito bem) era conquistar territórios franceses. Daí pelos próximos 100 anos os dois países viveram entre lutas e tréguas.

No início os ingleses saíram na frente, dominando vários territórios franceses. Mas por volta de 1381, a França conseguiu se recuperar e pegar de volta suas terras.

Mas… (sempre tem um “mas” na História) a Inglaterra invadiu novamente algumas regiões da França com a ajuda de alguns franceses!! Como assim? Com a ajuda dos franceses? Isto mesmo!

Foi nesta época que apareceu uma grande mulher: Joana D’Arc. Esta francesinha de apenas 17 anos comandou mais de 4000 homens e tirou os ingleses de alguns territórios franceses.

Vamos agora dar uma voltinha pela Idade Moderna?


Nenhum comentário:

Postar um comentário