terça-feira, 12 de abril de 2011

Pasta Americana

Receita de Pasta Americana


Pois então, que tal, para testar seus conhecimentozinhos "culinarísticos", você fazer AQUELE bolo lindo, decorado, parecendo um mármore? Tipo assim, aquele ali em cima? Não se acha capaz? Pois deixe de bobagem meu bem! Se você tem paciência, vontade e sabe fazer coisinhas com massinha de modelar, consegue sim! Tudo nessa vida são macetes.

O que deixa o bolo com carinha de mármore, é a PASTA AMERICANA. Ela é hiper fácil de fazer. Achei um vídeo no YouTube que ensina direitinho a fazer a pasta americana. Vou pô-lo e depois algumas diquinhas sobre essa maravilha culinária!


O vídeo em si ensina a fazer panetone decorado, mas começa com a receita da pasta americana. Quem fez o tutorial é a "boleira" Otavia Sommavilla, que faz bolos que são um loooosho! Mas agora, depois do vídeo você vai me fazer a mesma pergunta que euzinha fiz: tá, mas e esse tal açúcar impalpável, onde encontro? Procure em lojas de material para doçaria e confeitaria. Se não achar não tema, não há problema! Eu catei, catei (ok, nem catei tanto assim) e encontrei a receita do açúcar impalpável. Na verdade, esse açúcar é uma mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho. A receita rapidão e mole, mole:

Açúcar Impalpável

Ingredientes:

- 500g de açúcar de confeiteiro
- 3 col (sopa) de amido de milho

Comofas?

Misture tudo em uma vasilha e vá batendo aos poucos no liquidificador, pra ficar beeem fininho. Pronto.


Fácil demais, não é? Ok, mas se mesmo assim você achou complicado de fazer, uma dica: compre a pasta pronta. Eu encontrei em Sto Angelo (o flyer da loja caiu nas minhas mãos, num abeeençoado domingo, hehe) uma loja que vende e deve ter na sua cidade também. Paguei R$9,00 por 500g de pasta americana. Dá para cobrir um bolo com essa quantidade. Ou não. Vou descobrir hoje, rs, rs... Mas acho que dá, porque ela deve ser esticada até ficar bem fina, e como bolo-teste eu não vou fazer uma Torre de babel, não é mesmo?

Agora, a receita da pasta Americana, para anotar!

Pasta Americana

Ingredientes:

250 ml de água
5 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor
5 colheres de sopa de glucose
7 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
2 a 3 quilos de açúcar impalpável

Comofas?

Polvilhe a gelatina sobre um recipiente refratário com a água e espere hidratar. Leve ao banho-maria, até que se dissolva e fique transparente. Junte a gordura e a glucose, e mexa, ainda em banho-maria. Cuidado para a mistura não aquecer demais.
Retire do fogo, espere amornar, e despeje sobre aproximadamente 1 quilo de açúcar impalpável peneirado em uma tigela. Mexa bem, e aos poucos junte o açúcar até obter o ponto desejado. Quando estiver mais firme, passe para uma superfície e sove até ficar bastante elástica.

A pasta pode ser modelada da maneira que você quiser, em flores, como fita, laço, folhas, tudo, tudo, pode fazer até os noivinhos do bolo com ela! Para colorir a melhor dica é usar corante em gel, que você deve encontrar na mesma lojinha onde encontrou o açúcar impalpável ou a pasta americana. Custa uns R$2,00 cada potinho e rende bastante.

Vou fazer hoje à noite um bolo simples, sem frique-frique, pra você ver e fazer em casa também. Vou usar coisas que tenho aqui em casa mesmo, se faltar algo vou improvisar e dê o que der. A batedeira vai ser a comunzinha de sempre, então vamos ver. Vou comprar os ingredientes para tudo e fotografar tudinho para vocês verem. E, como não poderia deixar de ser, vou anotar todos os gastos e ver quanto vai sair esse bolinho. Também vou pesá-lo para fazermos o custo por Kg de bolo pronto. Ainda vou decidir o recheio, mas será algo bacana. Veremos, veremos.

Logo vou postar um vídeo bacanão que encontrei, da Otavia, ensinando a montar os andares do bolo, perfeito, não? Por hoje eu vou ficar sem os andares, se o bolo sair, os andares serão o de menos, rs..


Até jajá com novidades!


Beijos gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário