quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sugestões para Relatório Individual - Portfólio

Relatório Individual
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.
Concentração e atenção às explicações em sala de aula:
O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto à correção:
O aluno não consegue corrigir os erros  sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:
Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:
O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.
Quanto à disciplina:
O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala. Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:
O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:
O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura:
O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.
Quanto ao uso de óculos:
O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em relação à assiduidade do aluno:
Falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
O aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
O aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
O aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.
Em relação a seus materiais:
Organiza com ajuda das professoras e inspetora.
Organiza com total independência.
Não consegue se organizar.
Esquece frequentemente materiais na sala.
Perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis:
- “necessitam” de atenção especiais.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Use maisena

Use maisena

6 jeitos diferentes de usar maisena
Essa farinha branca é mesmo poderosa: deixa a goma na medida certa, remove gordura em tecidos e pisos e ainda limpa a prataria
Para bichinhos de pelúcia que desbotaram com o tempo, vale espalhar maisena e esfregar com uma escova macia
Foto: Paulo Pereira
Farinha branca e fininha do grão de milho, o amido, mais conhecido como maisena, é um poderoso emulsificante, ou seja, dá consistência cremosa às receitas. Isso porque, ao serem aquecidos, os grânulos incham e encorpam. Mais: por não se diluir na água, a maisena é eficiente na limpeza de vidros, tecidos, pisos e metais. Pensa que suas utilidades terminam aí? Nada! Veja a seguir:

Deixa a goma na medida certa

Camisas, lençóis e toalhas de mesa ganham um leve engomado e ficam muito mais fáceis de passar se, após o último enxágue, você deixá-los de molho por alguns segundos numa solução de água com maisena - para cada litro de água adicione 1 col. (sopa) do amido de milho e um pouco de amaciante.

Remove gordura em tecidos e pisos

Para tirar mancha de gordura da roupa, cubra o local com maisena por alguns minutos e esfregue. Retire o pó e repita a manobra até que a mancha suma. Para eliminar borrões de óleo na garagem, cubra-os com maisena, espere algumas horas e lave com detergente, esfregando com uma escova de cerdas firmes.

Maisena limpa prataria

Travessas, brincos, anéis e tudo que for de prata pode ficar brilhando sem esforço se você aplicar sobre eles, cobrindo toda a superfície, uma mistura de água e maisena, na proporção que forme uma pasta consistente. Deixe secar ao sol e retire com uma flanela.

Reaviva as cores dos bichos de pelúcia

Os bichinhos desbotaram com o tempo? Faça o seguinte: depois de limpos e secos, espalhe maisena neles, esfregue-os com uma escova macia, espere uma hora e remova a maisena com aspirador. Ficam quase como novos!

Deixa as janelas tinindo

Tire as manchas de gordura deixadas pelos dedos nos vidros com essa solução: em um balde,
misture 2 xícaras (chá) de água e 1 xícara (chá) de maisena. Agite bem e aplique com um pano limpo. Depois, seque usando um pano seco que não solte fiapos.

Maisena tapa buracos

Esconda os furinhos de prego na sua parede branca com esse truque: misture 2 col. (sopa) de maisena, 2 col. (sopa) de sal e 4 col. (sopa) de água. Misture bem, aplique nos buracos com uma espátula de plástico e limpe em volta com um pano úmido.
Fonte: Revista Abril