quarta-feira, 30 de março de 2011

Proteja Seu Casamento (Para Casados e Solteiros)

Proteja Seu Casamento (Para Casados e Solteiros)

proteja-seu-casamentoMuitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente.



Não foi um acidente ou "um grande amor que surgiu". Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido. Não seja ingênuo pensando que isto só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Lembre-se de 1 Coríntios 10.12. Por isso, proteja eu casamento... Eis algumas dicas:
Tenha bom senso com suas companhias
Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Um executivo precisa de aulas particulares de inglês e contrata uma jovem professora. Contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para o adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.
Tome cuidado com as confidências
A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são “uma só carne”, isto é, uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposo(a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim. As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso. Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências.
Evite momentos a sós
Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser visto como rude que vir a cair em pecado.
Vigie seus pensamentos
Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. Lembre de Colossenses 3.2.
Evite comparações
Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar. Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele do que com o esposo. Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre-se do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.
Evite a síndrome do retorno
É a idéia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, a pessoa “renasceu”. Já vi inúmeros casos assim: “Eu renasci”, ou “Eu me senti jovem de novo”. Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge. Se sua vida conjugal se “fossilizou”, há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos.
Ponha seu coração no seu lar
A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.
Invista em seu cônjuge
O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31.23). A idéia é que ele está bem vestido e vê o caráter dela pela roupa dele. Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18.22). De bom tesouro cuida-se e evita-se perdê-lo. Marido: mulher bem tratada é um grande investimento; o retorno emocional é garantido. Mulher: marido bem tratado é um grande investimento; o retorno emocional é garantido.
Busque ajuda
Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em Deus. Lembre-se de Tiago 1.5. Busque orientação de pessoas mais experientes ou de seu pastor. Evite que o problema se avolume. Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. Os amigos de Roboão lhe deram maus conselhos (1Rs 12.6-12). Nesta busca de ajuda, evite por mais lenha na fogueira. Evite também raiz de amargura (Hb 12.15). Busque ajuda e não um juiz a seu favor.
Conclusão
Bons casamentos não acontecem por acaso. São produto de muito trabalho e da graça de Deus. Boa parte do trabalho é investimento emocional no relacionamento conjugal. “Vender a alma” para o cônjuge. Mas investir sem proteger é problemático. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os internos são mais vistos e os dois os vivenciam. Não permita brechas. Não dê armas ao inimigo.
Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho (www.isaltino.com.br)

sexta-feira, 25 de março de 2011

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Comportamentos observáveis no transtorno de atenção por hiperatividade


DESATENÇÃO

Para poder falar de desatenção , seis ou mais dos seguintes sintomas devem haver persistido durante pelo menos seis meses:
* Fracassa com frequência em prestar atenção aos detalhes ou comete erros por descuido numa tarefa escolar, no trabalho ou outras atividades.
* Frequentemente tem dificuldade para manter a atenção nas tarefas ou no desenvolvimentos de atividades lúdicas.
* Com frequência não parece escutar o que está sendo dito a ela.
* Frequentemente não cumpre instruções e fracassa ao realizar suas tarefas.
* Muitas vezes evita ou desagradam-lhe muito as tarefas escolares ou domésticas que exigem esforço mental continuado.
* Com frequência perde coisas necessárias para tarefas e atividades.
* Frequentemente se distrai com estímulos irrelevantes.
* Muitas vezes é esquecidoe/ou descuidado nas suas atividades diárias.

HIPERATIVIDADE

* Levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras ocasiões nas quais se espera que permaneça sentada.
* Com frequência corre ou ecala excessivamente em situações inapropriadas.
Frequentemente tem dificuldade para brincar ou conectar-se com tranquilidade em atividades recreativas.
* Muitas veses " está em movimento" ou costuma agir como se tivesse um motor.
* Fala excessivamente.

IMPULSIVIDADE

* Com frequência respone abruptamente a perguntas antes de escutá-las de forma completa.
* Tem dificuldade para esperar em fila ou aguardar sua vez em jogos ou situações grupais.
* Frequentemente interrompe ou se intromete nas atividades dos outros.

Fonte: Livro - Dificuldades de Aprendizagem/ Editora Grupo Cultural

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Antes de começar esta postagem gostaria de dar os devidos créditos. O livro Dificuldades de Aprendizagem da editora Grupo Cultural é um excelente instrumento de trabalho para nós educadores. Tenho destacado aqui no blog os assuntos que acho mais relevantes ao cotidiano escolar, com o intuito de colaborar com os colegas e espero que estejam gostando.
Um beijinho carinhoso e aproveitem!

Seguem as estratégias:

* Sentar a criança numa área silenciosa.

* Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.

* Sentar a criança próxima de um colega que possa apoiá-la na aprendizagem.

* Orientar a atenção da criança na tarefa que será iniciada. É importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.

* É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer; as instruções devem ser parceladas.Em alguns casos é conveniente enumerar as instruções para que seja mais fácil para segui-las.

* As rotinas de trabalho devem ser claras.

* Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.

* Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.

* Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com os seus períodos de atenção.

* Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores do modo que elas possam completá-lo.

* Dar assistência à criança para que ela se coloque metas a curto prazo.

* Entregar os trabalhos um de cada vez.

* Exigir delas menos respostas corretas que do restante da turma.

* Reduzir a quantidade de deveres de casa.

* Dar instruções tanto orais com escritas.

* Dar instruções claras e concisas.

* Tentar envolver a criança na apresentação dos temas.

* Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.

* É importante que estas crianças estejam em ambientes de trabalho motivantes, com tarefas que sejam significativas para elas. 


* Tentar ignorar comportamentos inapropriados menores.

* Incrementar a imediata correlação entre prêmios e consequências.

* Quando não se comporta adequadamente na sala de aula, recomenda-se que se dê um tempo para meditar sobre o que fez (time out).

* Aconselha-se supervisão nos recreios e horários livres.

* Tentar evitar críticas e "sermões". É preferível chamar-lhe a tenção de uma forma prudente e calma quando ela não tiver se comportado corretamente.

* Reforçar seu comportamento positivo com cumprimentos, reconhecimento, etc.

* Sentá-la próximo a professora ou de algum colega que possa ser visto como umlíder positivo.

* Firmar um "contrato de comportamento positivo" com ela, incluindo aquelas condutas que estão ao seu alcance.

* Motivá-la quando consegue reprimir um impulso, por exemplo, na sala de aula, quando consegue levantar a mão para responder ao invés de responder impulsivamente.

Áreas de dificuldade que podem interferir no desempenho em Matemática


As seguintes áreas podem interferir no desempenho em matemática:

* Habilidades Espaciais: crianças que têm dificuldades em relações espaciais , distâncias, relações de tamanho e para formar sequências.

Perseverança: crianças que tem dificuldades de passar mentalmente de uma tarefa para outra, por exemplo, o desempenho em problemas que exigem múltiplas operações.

Linguagem: os estudantes podem ter dificuldade para compreender alguns termos matemáticos como primeiro, último, seguinte etc. Apresentam dificuldades em compreender o enunciado de um problema.







Características das dificuldades de percepção auditiva


* Tem dificuldade para distinguir entre sons.
* Volta a cabeça na direção do professor para ouvir melhor.
* Observa o rosto e lábios do professor atentamente.
* Frequentemente diz: Hã?
* Tem dificuldade para seguir instruções ou compreender as explicações dadas ao grupo.

Características de uma criança com dificuldades de percepção visual


* Perde-se na leitura ou quando copia.
* Não gosta de olhar livros com imagens.
* Não nota coisas novas na sala de aula ou o que está a mais ou faltando numa imagem.
* Não vê detalhes.
* Equivoca-se em tarefas de agrupamento.
* Evita brincadeiras visuais.
* Depende dos adultos nas situações sociais e visoespaciais como passear pela sala de aula ou no colégio.

Fonte: Dificuldades da aprendizagem - Detecção e estratégias de ajuda. - Grupo Cultural


Definição de dificuldades na aprendizagem


Encontrei algumas definições, a partir de diferentes pontos de vista, que contribuem na compreensão dos transtornos na aprendizagem.

" De acordo com a definição atual de transtornos específicos da aprendizagem(TEA), estes implicam um rendimento na área acadêmica abaixo do esperado para a idade, o nível intelectual e o nível educativo, cujas manifestações se estendem para as outras áreas da vida somente naqueles aspectos que requerem a leitura, a escrita ou cálculo; o que deixa e fora deste diagnóstico o atraso mental, os transtornos de linguagem e os déficits sensoriais primários que afetam de forma global a vida cotidiana".

quinta-feira, 24 de março de 2011

TESTES DE EDUCAÇÃO

teste

Seu filho está viciado em internet?

COMPORTAMENTO

Seu filho está viciado em internet?

Faça o teste orientado pelo psiquiatra infantil Fábio Barbirato e descubra se seu filho está viciado em games, msn, redes sociais...

COMPORTAMENTO

Você sabe lidar com seu filho adolescente?

Responda ao teste elaborado pela psicopedagoga Ana Cássia Maturano e descubra se você precisa mudar algo na relação com seu filho adolescente
Como se escreve?
Que poema de Fernando Pessoa é você?

LITERATURA

Que poema de Fernando Pessoa é você?

Faça o teste desenvolvido pelo especialista Fernando Segolin e descubra que heterônimo pessoano faz a sua cabeça

LEITURA

Que personagem de Alice você é?

Lewis Carroll inventou personagens encantadoras e um tanto malucas na obra-prima “Alice no País das Maravilhas”. Com qual delas você parece?
Que personagem de Alice você é?
Que poesia infantil combina mais com você?

TESTE

Que poesia infantil combina mais com você?

Comemore o Dia da Poesia compartilhando poemas que são a sua cara com filhos, sobrinhos ou alunos

TESTE

Que filme é você?

Descubra que tipo de estudante você é fazendo o teste desenvolvido com a consultoria de psicoterapeuta Miguel Perosa
Que filme é você?
Que filme ver com o seu filho?

CINEMA E EDUCAÇÃO

Que filme ver com o seu filho?

Faça o teste e, no final, confira a seleção de filmes ideal para vocês

TESTE

Seu filho está se adaptando bem à escola?

Começaram as aulas? Faça o teste elaborado pela psicóloga Luciana Fevorini e veja se seu filho está se adaptando ao ambiente escolar
Seu filho está se adaptando bem à escola?
Você sabe ajudar seu filho na lição de casa?

APRENDIZAGEM

Você sabe ajudar seu filho na lição de casa?

Descubra se você está participando de maneira correta dos deveres de casa de seu filho

TESTE

Seu filho boicota os estudos?

Descubra neste teste desenvolvido com a consultoria do professor Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, se o comportamento de seu filho o atrapalha na escola
Adolescente no computador
Aula da EM Álvaro Vieira da Rocha, em Rio Branco (AC), um dos melhores Idebs do país

DIA DOS NAMORADOS

Qual poema enviar pro seu amor?

Que poema enviar para o seu amor? Faça o teste elaborado pelo professor Alexandre Torres e descubra

O JOGO DAS PALAVRAS

Como se escreve?

Um game para você treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa
Melhor escola do mundo
O salário deles será maior!

QUE MÃE SOU EU?

Você está acertando como mãe?

Responda às perguntas da psicóloga Magdalena Ramos e descubra se você é exagerada, ausente ou equilibrada

QUE LIVRO É VOCÊ?

Que livro é você?

Um best-seller popular, uma biografia, uma obra-prima? Faça o teste e descubra
Os estudantes brasileiros não sabem questões básicas sobre o sistema solar

QUE PROFISSÃO ESCOLHER?

Dúvidas com a escolha da profissão?

Responda ao teste elaborado com a consultoria do psicólogo Paulo Camargo, especializado em orientação vocacional

VOCÊ É PARTICIPATIVO?

Participação dos pais na escola

Descubra se você está acompanhando como deve a vida escolar de seu filho
O ENCCEJA é o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio para adultos

É BOM!

Você sabe brincar com o seu filho?

Responda ao teste elaborado pela educadora Adriana Friedmann e descubra se você incentiva o seu filho a brincar de forma educativa

HORA DE COMEÇAR

Qual a pré-escola ideal para seu filho?

Responda ao teste e descubra o ensino infantil que mais combina com seus valores
Qual a pré-escola ideal para seu filho?
Qual a escola ideal para seu filho?

HORA DA MUDANÇA

Qual a escola ideal para seu filho?

Tradicional, construtivista... responda ao teste e veja que tipo de escola faz sua cabeça

TESTE

Como lidar com as emoções de seu filho

Faça o teste e descubra como você se relaciona com os sentimentos de seu filho
Como lidar com as emoções de seu filho
Você sabe dar limites ao seu filho?

TESTE

Você sabe dar limites ao seu filho?

Descubra se você sabe dar limites ao seu filho, sem apelar para a violência ou palmadas.