sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita


Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita

“A aquisição e a aprendizagem da linguagem oral tem sido até agora uma importãncia fundamental na educação pré-escolar, pensando que a leitura e a escrita só deveriam ter lugar no 1.º ciclo do ensino básico. É actualmente indicutível que também a abordagem à escrita faz parte da educação pré-escolar.
(…) Ao, fazer este domínio, referência à abordagem à escrita pretende-se acentuar a importância de tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar com as diferentes funções do código escrito. Não se trata de uma introdução formal e “clássica” à leitura e escrita, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita (…)”(Orientações Curriculares para o Pré-escolar, edição de 1997)
De acordo com Vygotsky (1982), aprendizagem e linguagem são indissociáveis. Através da linguagem e de suas diversas formas de comunicação verbais e não verbais (olhares, gestos e movimentos), os sujeitos interagem uns com os outros e com o mundo que os rodeia. Todavia, por intermédio desses diferentes momentos interactivos, além da possibilidade de comunicação, algo mais é produzido: o conhecimento.
Nada mais próximo do tema da infância do que o fenómeno da aquisição de linguagem. A palavra “infância” vem do latim infantìae que significa tanto ainda não falar como infância, o que é novo, novidade; do latim infansántis, que não fala, criança. A aquisição da linguagem é, portanto, a passagem do infans, aquele que não fala, para sujeito falante, que pressupõe uma aquisição de espírito crítico, interiorização de valores espirituais, estéticos, morais e cívicos.

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