segunda-feira, 21 de março de 2011

Presidente ou presidenta?

Presidente ou presidenta?

Uma das celebridades que mais admiro chama-se Dad Squarisi. Ela assina uma coluna sobre dicas de Português em 15 jornais no Brasil, tem obras enriquecedoras publicadas, e é capaz de atingir crianças, jovens e adultos com seu estilo simples e direto de escrever seus textos ensinando nossa apaixonante Língua com humor.

E é com base em um de seus textos, e movida pelos recentes acontecimentos de nossa política, que hoje escrevo:

Presidente ou presidenta?

As duas formas são aceitas, já que ambas constam no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e são linguisticamente corretas. O que ocorre, no caso de adotar esta ou aquela forma, é uma questão de preferência pessoal.

No Brasil, há uma predisposição em assumir a forma comum aos dois gêneros – a chefea parente – já que as formas a chefaou a parenta parecem ter conotação pejorativa.

No entanto, a inclusão da desinência feminina aos discursos, deixando de lado a generalização da forma masculina, foi percebida por “brasileiras e brasileiros” desde o governo José Sarney. Hoje, parece que a adoção desta forma virou obrigatória e até obsessiva: "Pedimos aos presentes e às presentes que se levantem". "Os debatedores e as debatedoras chegarão ao meio-dia."

E é lógico que “reações ao exagero não faltam! Millôr Fernandes dirige-se às ‘pessoas e pessoos’. Veríssimo fala em ‘povo e pova’. Aumenta o número dos temerosos de que cheguemos ao absurdo de distinguir ‘humanidade e mulheridade’ e ‘seres humano e mulherano’. Daí a conclusão dos críticos: ‘Está certo que a língua é viva. Mas isso cheira a Odorico Paraguassu’.”

Por fim, referir-se a “brasileiras e brasileiros” utilizando apenas o termo no masculino – brasileiros, está gramaticalmente correto, “mas escorrega no feministamente correto.” (..) “No discurso, a modernidade recomenda usar o masculino e o feminino. Dando visibilidade a ele e a ela, marca-se, na fala, a igualdade dos dois gêneros.”

SQUARISI, Dad. Blog da Dad. Disponível em http://www.dzai.com.br/blogdadad/blog/blogdaddad. Acesso em: 1º nov. 2010.

http://chargebrasil.blogspot.com/2010/11/dilma-presidente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário